
O projeto será votado em fevereiro pelo Congresso norte-americano e, de acordo com o texto, o SOPA poderá afetar sites do mundo todo. Companhias prestadoras de serviço de acesso à Internet poderão, inclusive, ser indiciadas caso permitam o acesso a conteúdo que infrinja as leis de propriedade intelectual. Da mesma forma, sites de buscas, assim como Google e Bing, seriam obrigados a censurar páginas do tipo.
Um segundo projeto de lei, que também circula no Congresso dos Estados Unidos, é igualmente preocupante. Trata-se do Protect IP, também conhecido como PIPA. A medida, assim como o SOPA, tem a função de combater a pirataria, inclusive atacando sites hospedados fora do território norte-americano.
Banner da Wikipedia contra o SOPA
Alguns dos sites mais acessados na Internet ameaçaram tirar suas páginas do ar temporariamente, um protesto que tem sido chamado de blackout. A Casa Branca e grandes organizações como Google, Mozilla, AOL, LinkedIn, Facebook, Twitter e Zynga devem aderir ao manifesto. O blackout já foi feito por alguns sites, incluindo alguns brasileiros. Entre eles, estão Wikipédia, Idec, A2K Brasil, Cultura Livre, CTS Game Studies, Estrombo,Observatório da Internet, Open Business.
Vídeo explicando o SOPA, com legenda em português:
Fonte: TechTudo
_____________________________________
Bem, na minha opinião, isso é quase uma terceira guerra mundial, se eles querem acabar com a pirataria, deveriam acabar com os CD's e DVD's virgens, acho que iria diminuir, mas pensa bem, e os otakus? Vamos ter que arranjar canais dos EUA, Japão, para ver séries e animes que gostamos? Meu, isso é uma puta falta de sacanagem! Se alguém quiser o banner ali em cima, eu peguei no blog R.y.T.a.M, avisem antes de pegar!